sábado, 14 de novembro de 2020

Sobre campanhas anteriores, acordos e alianças. (Parte 4)

 

Herbert Silva Herdeiro Politico 

 .


Avenida Capitão Claro, Avenida Doutor João Silva Filho, Ponte Simplício Dias da Silva e Aeroporto Internacional de Parnaíba Prefeito Dr. João Silva Filho são algumas das dezenas de homenagem às personalidades da família do atual Prefeito Herbert Silva na segunda maior cidade do Piauí.  A família Silva, tem raízes profundas em Parnaíba e cidades vizinhas, principalmente do lado de cá do rio Igaraçu. Vários Silvas moraram em Ilha Grande de Santa Isabel, destaco como exemplo Claro Ferreira de Carvalho Silva (Capitão Claro).

Um arco de aliança sobre o braço do Rio Parnaíba, a ponte Simplício Dias da Silva foi construída durante o governo de Alberto Tavares Silva e revolucionou a relação entre a ilha e a cidade. Com a rapidez e a praticidade veio a exigência, cerca de vinte anos após o termino da construção da ponte aconteceu a emancipação. João Silva Neto (irmão de Herbert) era um dos Deputados Estaduais do Piauí durante os movimentos de emancipação de Ilha Grande e foi apontado nas entrevistas para os primeiros textos sobre a emancipação da cidade, como um dos responsáveis pela divisão territorial que beneficia Parnaíba.

 “Inclusive tem um fato que eu quero colocar para vocês, aqui a Ilha com o Projeto original, era toda a Ilha com a divisão do Oceano Atlântico, Rio Parnaíba e Rio Igaraçu. O projeto apresentado inicialmente foi esse. E o João Silva e o Moraes Souza apresentaram uma emenda, dividindo a Ilha. Alegando que Parnaíba não poderia ficar sem praia. E no dia da votação marcada, eles entraram com essa emenda. Não teve como emancipar ela toda, então a Ilha ficou dividida.”

Magno Brito.

(Entrevista concedida a Jorge Cruz e Guilherme Jorge-Blog CartaIlhagrandense- janeiro de 2020)


 

“Porque eu mais o Dr. Carlos queríamos que fosse a ilha toda, nós iriamos entrar lá pra brigar por isso. Nós fomos expulsos,  e não tivemos voz e nem vez. O irmão do Herbert Silva chamado João Silva Neto, Deputado, impôs e nós aceitamos, mas tirando a Pedra do Sal e ficando esse negócio aqui e eu com o Dr. Carlos nos levantamos também, porque isso não estava certo, essa imposição. E ficou do jeito dele, porque ele era Deputado.”

Zé Espanhol

(Entrevista concedida a Jorge Cruz e Guilherme Jorge-Blog CartaIlhagrandense- janeiro de 2020)

Agora vou tentar explicar: como foi que um membro dos Silvas chegou ao Poder Executivo de Ilha Grande e como Herbert agradece a confiança do ilhagrandense.

Além de Henrique Sertão, só sua esposa Joana D’arc em 2008, foi eleita na primeira tentativa como candidata; Henrique porque foi o primeiro prefeito da cidade e Joana porque a população preferiu devolver o mando para alguém já conhecido (Henrique Sertão), do que apostar nas outras opções (Herbert Silva e Magno Brito) ou deixar nas mãos de quem estava (Paulo Rogério). Os outros 2 prefeitos conseguiram se eleger na terceira tentativa e com um acordo entre figuras carimbadas; Paulo Rogério e Magno Brito em 2004, e Herbert Silva e Paulo Rogério em 2012. E é por aqui que vamos começar.

            O exercício de hoje é a leitura das postagens sobre a relação entre Herbert Silva e seu vice Paulo Rogério, segundo o olhar dos dois principais blogs de Ilha Grande: Jornal da Ilha Grande/Portal do Junior e Voz de Ilha Grande/Portal do F Santos  em janeiro de 2014.

POLÍTICA: PIAUÍ - BRASIL

* A grande maioria dos eleitores que votaram em Herbert Silva dizem sem pedir segredo, que se arrependeram



 

Político que pensa que vai enganar o povo com jogadas maquiavélicas contra seus companheiros, está enganado. O mundo mudou. Em política, é preciso sensibilidade e competência até para discernir o que é melhor para o futuro do governante.

Em estilo coronelista e bem parecido com os coronéis do tipo  do sertão, Herbert não teve a devida sensibilidade e nem assim foi aconselhado por sua equipe de conselheiros políticos, talvez daqueles que batem palmas para tudo que o chefe faz, sem ter a coragem e a dignidade de contrariá-lo, alertando-o para determinadas traições políticas desastrosas, em que às vezes, o tiro sai pela culatra.

Após sua vitória, a mosca azul mordeu o prefeito como os demais, começou a se esconder dos seus aliados de forma violenta e traidora, mas o ditado popular é invencível e diz: Quem rir por último rir melhor, é só aguardar às próximas eleições de 2016.

 

Fonte/Portal do Junnior

http://vozdeilhagrande.blogspot.com/2014/01/

 

 O ex prefeito Paulo Rogério preferiu ficar com alguns cargos para ele e seus familiares do que ficar do lado de seus aliados

 Ex prefeito Paulo Rogério e o arquiteto Raimundo Gomes (esquerdinha) outro que foi enganado.

.

 O ex prefeito Paulo Rogério aliou-se com seu grupo político na última eleição municipal ao grupo do prefeito atual Herbert Silva, com essa união logrou-se êxito na vitória.

 

            Ocorreu que Paulo, com sua sabedoria peculiar, sem muita moral com o prefeito, aceitou ser secretário de saúde e apenas conseguiu ajeitar uma meia dúzia de pessoas no poder público, tais como familiares e pessoas ligadas intimamente ao mesmo, esquecendo os seus partidários do PSB, PMN.

 Com essa picuinha de querer se beneficiar pessoalmente, vai perdendo credibilidade com a população e principalmente com seus aliados de muitos anos de carreira política.

Paulo Rogério sempre quis ser imperativo e mandão, não gosta de atender conselhos dos amigos e faz tudo o que dar na sua teia, com esse procedimento egoísta, o mesmo perdeu uma reeleição de prefeito em 2008, dando novamente o poder municipal ao então ex prefeito Henrique Sertão.

Estamos aqui apenas querendo abrir os olhos de Paulo, pois se continuar sem moral no grupo de Herbert Silva, poderá enterrar-se em definitivo na política da Ilha Grande.

 Todo a população acompanhou a humilhante exoneração de Paulo como secretário de saúde e o que se comenta na boca de algumas pessoas aliadas ao prefeito, foi de que sua saída deveu-se pelo motivo de deixar tal pasta uma bagunça.


Fonte/Portal do Junnior

 

PAULO ROGÉRIO ABRAÇA HERBERT SILVA NO ANIVERSÁRIO DA CIDADE



NÃO FAZ MUITO TEMPO, MEMBROS DOS BLOGS QUE NOTICIAM A CIDADE DE ILHA GRANDE, ESTAVAM A CRITICAR AS AÇÕES DO PREFEITO HERBERT SILVA, EM TER RETIRADO O EX-PREFEITO PAULO ROGÉRIO DA SECRETARIA DE SAÚDE, CORTANDO OS PRIVILÉGIOS QUE A PODEROSA PASTA DAVA AO EX, PARA MANIPULAR E AGRADAR A POPULAÇÃO NA MARCAÇÃO DE CONSULTAS, ENTREGAS DE MEDICAMENTOS E NA MARCAÇÃO DE EXAMES.

COM SUA INTENSA MOVIMENTAÇÃO POLÍTICA DENTRO DOS ÓRGÃOS ONDE TRABALHA E TODO POLÍTICO QUE, SABE FAZER A POLÍTICA SE APROVEITA MUITO BEM DAS OPORTUNIDADES PARA AGRADAR AOS SEUS ELEITORES E CONQUISTAR OUTROS NOVOS.

MAS ALGUÉM FALOU UMAS BESTEIRAS NO OUVIDO DE HERBERT SILVA E O PODEROSO CHEFÃO, CORTOU AS ASAS DO BIGODÃO, o RETIRANDO ELE DA SAÚDE E COLOCANDO-O NA PRATICAMENTE PARADA SECRETARIA DE OBRAS. "BOM ALGUÉM TEM VISTO ALGUMA OBRA NA ATUAL ADMINISTRAÇÃO?"

DEPOIS DISSO, TODO MUNDO ESPERAVA POR UM RACHA ENTRE OS ALIADOS, MAS NÃO FOI ISSO QUE SE VIU NA NOITE DE DOMINGO, NO ANIVERSÁRIO DE 20 ANOS DA CIDADE.


O prefeito Herbert Silva ao lado da sua vice-prefeita Fátima Souza,irmã do ex-prefeito Paulo Rogério(ao lado)
Fonte/Portal do F.Santos
Edição/Voz de Ilha Grande

Herbert Silva concorreu a primeira vez na campanha de 2004, aquela em que Paulo venceu ao lado de Magno, e ficou na segunda colocação com 1.583 votos. Depois, em 2008, ficou em segundo novamente com 1.393. Então, em 2012 tínhamos a seguinte formação: Alex, Magno, Hélio e Herbert como possíveis candidatos; Joana e Paulo como apoios (basicamente as duas famílias dos ex-prefeitos) e como já expliquei nos textos anteriores: Alex sai sozinho com seu pai; Magno, é quem recebe o auxílio de Joana e Doutor Hélio vai para a disputa com o vereador Doutor (José Jarbes). Sendo assim sobraram Herbert e Paulo, porém o ex prefeito estava sofrendo as consequências de uma gestão descuidada, o que acabou com a irmã de Paulo como vice de Herbert. Assim mesmo a dupla vence a campanha e como ja expliquei em textos anteriores a união foi sendo desfeita aos poucos e logo em 2016 o vice será Edmar, que terá basicamente o mesmo destino do antecessor do cargo. 

Herbert em discurso ao lado de Paulo Rogerio, campanha 2012


Herbert em discurso ao lado de Edmar, campanha 2016


Entre tempestades existem momentos de calmaria. Após a vitória de Herbert, 2013 foi um ano sem grandes movimentos políticos. Aqui é o momento final de uma cruzadinha, quando você já sabe a última palavra sem precisar das dicas, basta ter lido com atenção os textos anteriores para notar o resumo dos fatos nos anos seguintes:  

2014 - Doutor Hélio venceu para Deputado Estadual e Paulo Rogério perdeu a função de secretário de saúde.

 2015 - Hélio vira apoio para a reeleição de Herbert, o que facilita a entrada de Marina Brito como oposição.

 2016 - Hélio e Alex articulam Edmar como vice na chapa da situação, enquanto a oposição era Marina Brito e Magno Brito como apoio, porém Herbert se reelege.

 2017 - Contratação de Bernadete como Secretária de Saúde.

 2018 - Campanha de reeleição de Doutor Hélio como deputado estadual e aproximação com  governador Wellington Dias.

 2019 - Rompimento  de Doutor Hélio com o grupo de Edmar e Alex, e apontamento de Bernadete Leal como candidata da situação. 

2020 - Disputa entre Bernadete Leal, Edmar e Marina Brito.  

Então, para fechar os textos sobre campanhas anteriores, acordos e alianças, cuja a proposta era mostrar onde cada candidato das eleições 2012 se encontrava em 2020, localizamos Herbert Silva como apoio de Bernadete Leal. Porém a imagem de Herbert tenha sido pouco divulgada, mostrando um afastamento do grupo desde já. 

Este texto foi concluído um pouco depois da Parte 3 e tinha planos para a escrever, além deste, mais 3, um para cada candidato da campanha. Ficará para outro momento. Para compensar a falta sugiro que assista a reprise do debate político que o Grupo Carta Ilhagrandense promoveu no ultimo dia 15 de outubro (https://www.youtube.com/watch?v=I-6EJMydmwI&t=2646s) e a leitura dos planos de governo de cada candidato. 

Por hora, o que nos resta é irmos às urnas amanhã para decidir quem administrará nossa cidade nos próximos 4 anos e torcer para o futuro de Ilha Grande cair em mãos que trabalhem em prol da população. E para reverter o quadro de escassez de novos candidatos ilhagrandenses será necessário que as gestões que vierem invistam em educação voltada para a própria cidade, fazendo que os estudantes do ensino fundamental ao médio conheçam a Ilha e sua história, gerando um sentimento de pertencimento. Estaremos por aqui para acompanhar tudo de perto.

Ilha Grande - PI, 14 de novembro de 2020
Carta Ilhagrandense
 
Dos autores 
Aos eleitores.
A todes uma ótima votação.

.

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário