terça-feira, 19 de maio de 2020

O trabalho feminino



A ARTE DO FAZER: MULHERES QUE CRIAM
 Vamos conversar um pouco sobre trabalho feminino?


O mês de maio se inicia com a data de comemoração do dia trabalhadOr (Sim, ênfase para o termo em masculino), não é de se espantar que esteja no masculino, uma vez que quando falamos em trabalho, devemos lembrar que durante muito tempo essa foi uma esfera negada as mulheres, até hoje o trabalho é algo muito desafiador para elas, sendo que nós enfrentamos todos os dias: desigualdade salarial, assedio, desvalorização das atividades exercidas, jornada dupla com as atividades domesticas e cuidado com a família, que são coisas “super” cobradas das mulheres mesmo que trabalhem, poderia falar mais coisas aqui, mas vamos lá...

Falamos um pouco do trabalho dito formal, mas existe outras categorias de mulheres que tem seus trabalhos invisibilizados socialmente, temos as domésticas que muito sofrem com a desvalorização do seu trabalho, tendo que aceitar péssima remuneração por seu de serviço, uma vez que a sociedade impõe, qualquer trabalho do lar como natural à mulher.

 Mas isso está mudando né?
E temos muito que melhorar hein!

Uma categoria que gostaria de enfatizar aqui, são as mulheres que FAZEM; as artesãs que exercem a arte do CRIAR.
Nossa Ilha é rica na arte do fazer e do criar, temos mulheres que fazem da palha um lindo trabalho, temos as marisqueiras e pescadoras que fabricam seus instrumentos de trabalho, como redes e landuás, a arte da renda tão famosa na nossa cidade, as fazedoras de doce de caju no Labino e as bordadeiras da Pedra do Sal, e muitas outras.
 
            Ofícios manuais sempre estiveram presentes na vida das mulheres, mas sempre se teve uma dificuldade de entendê-los como trabalho! Sim, é um trabalho! Você com certeza deve conhecer ou mesmo ter alguém na família que faça renda, costure, faça bordado, faça um doce caseiro, uma rede pesca... Já se perguntou o trabalho e a dedicação empregada nos trabalho manuais que você conhece?






Conversei com três mulheres que dominam a arte do fazer um oficio, em uma conversa breve para entendermos um pouco do trabalho de quem faz algum artesanato, como já foi falado anteriormente existem muitas mulheres com trabalhos maravilhosos, mas essas três nos dão um panorama dos seus trabalhos.

Entre todos os desafios de quem trabalha com artesanato existem ponto em comum, este apresentado por nossas colaboradoras é a desvalorização do seu trabalho. Dona Norma Sueli do Bordados Pedra do sal diz que:
 “A maioria não entendem que é um trabalho manual e querem colocar o preço abaixo, as vezes muito abaixo de um produto industrial!”

 Alaíne, que faz parte da geração mais Jovem de rendeiras de Ilha Grande, também fala da dificuldade em relação a valorização da renda:
“Às vezes não é muito valorizado, as pessoas querem que a gente venda a um preço muito abaixo do que nós pedimos, isso é uma desvalorização, por que passamos semanas fazendo um artesanato que da bastante trabalho e ser vendido por um preço muito abaixo não é bom.”

 Rebeca Andrade idealizadora e proprietária do Ateliê Alternativo, diz que:
“Há sempre aquela jogada do cliente de colocar preço no nosso material, sem saber como ele é feito, comprado, planejado, estudado.”

            É de pensarmos por que o trabalho manual é tão desvalorizado?
As artes manuais estão presentes na história desde o começo de tudo. As primeiras peças de roupas, os primeiros acessórios e as primeiras ferramentas foram criadas de forma artesanal, a partir das necessidades dos seres humanos de se protegerem do frio, caçarem seus alimentos e se diferenciarem uns dos outros na sociedade, mas a sociedade impõe certos padrões que acabamos internalizando, muitas vezes sem pensar, isso que nos faz entrar em uma loja famosa, comprar uma marca industrializada famosa, sem nem questionar valor ou pensar o processo de produção daquela peça, mas ao chegarmos na costureira do nosso bairro, questionamos o valor do serviço dela.

Esse é um exemplo para que possamos refletir sobre como muitas vezes nós desvalorizamos o trabalho manual, não é colocar a artesã numa posição diminuída, pelo contrario é mostrar que todo trabalho é trabalho e quem o faz tem todo direito de empregar valor a ele, uma fala bastante interessante da colaboradora Rebeca mostra esse processo de evolução pessoal do trabalho manual:
“Foi comum no inicio me sentir mal e acabar aceitando o valor do cliente, porém com tempo eu comecei a trabalhar de forma mais honesta com meus processos”.

 É esse o objetivo desse debate, mostrar que é preciso se apoderar do valor que trabalho tem.

Na historia do trabalho manual, ele se origina dentro do universo feminino, nossa avós, bisavós, entendem bem esse processo, bordar, costurar fazer renda não era um trabalho, era algo que fazia parte do ser mulher, fazer renda para enxoval dos filhos, um pano de prato bordado, enfeites de casa feito de crochê, costurar roupas para família etc.  Perguntei se as colaboradoras sentiam que a desvalorização do trabalho era pelo fato desse ser feito por mulheres, elas foram unanimes “não”, dona Norma Sueli até diz que existe um machismo por dizerem que “Bordado é coisa de mulher”, ai a gente volta lá no que foi dito de onde surgiu o trabalho manual e fica a pergunta: será que a desvalorização do trabalho manual vem do valor empregado a ele inicialmente?

Teria muitas coisas a falar aqui sobre artesanato, mas meu objetivo nesse texto é enfatizar que precisamos aprender a dá valor a esses trabalhos, valorize a costureira do seu bairro, a mulher que faz vassoura, a rendeira, a doceira, a boleira, a bordadeira... valorize essas mulheres, em uma frase que estampa a pagina do Bordadeira da Pedra do sal representa bem aquilo que queremos dizer “ feito a mão como forma de resistência”, na nossa sociedade que coloca o papel da artesã como secundário, se apoderar do trabalho manual como fonte de renda é sim, ser resistente!

E claro que não poderia deixar de falar um pouco das nossas colaboradoras, porque se tem algo que diferencia o trabalho manual de qualquer outro produto é a história, por trás das mãos que criam, existe uma história, história que empregar valor único ao artesanato.
 A essas mulheres, que aqui nesse texto representam muitas outras, meu obrigado e respeito!




Norma Sueli: Bordadeira da pedra do sal.
Sou neta e filha de artesãos, extrativista e pescadores, sou bordadeira da Pedra do Sal, o bordado vem passando de geração em geração, eu aprendi com minha mãe, que aprendeu com minha vó, e ensinei minha filha e a gente vai seguindo para que não se perca, a gente bordava em casa pra gente mesmo, em 2007 foi que começamos trabalhar o bordado, vejo o trabalho manual com uma forma de manter a tradição da minha família, sem contar que é belo, amo o que faço e me orgulho de cada peça criada por mim, sou artesã com muito orgulho!



Rebeca Andrade: Ateliê Alternativo.
 Comecei fazer turbantes para mim mesma à mão, no começo de 2014, pois estava em processo de transição capilar. Ao longo do ano muitas pessoas perguntavam quem vendia, onde eu comprava, sempre diziam a mesma coisa "não acho coisas assim aqui em Parnaíba". Então resolvi vender pras pessoas próximas, passei a costurar em máquina doméstica, me aventurando com uma da minha avó, ela me emprestava a máquina e eu levava meus tecidos. Eu nunca tinha tido contato com máquina de costura, foi “o desafio”, começar do zero e sozinha. As encomendas começaram a aumentar e fui fazendo outros produtos. Consegui comprar a minha primeira máquina. Depois de um tempo de uso, começou a dar problema e comprei a minha segunda máquina de costura, nova. O que deu início a muitas possibilidades de costura, e sempre tentando fazer mais pessoas conhecerem o meu trabalho eu fazia de tudo um pouco, hoje em dia seleciono bem as coisas que posso, sei e quero fazer, pois de tanto costurar coisas que não queria para ganhar dinheiro, comecei a ver que não seria feliz assim. O Ateliê tem dado passos grandes do ano passado para cá e que ele permaneça em pé por muitos e muitos anos!


Alaíne Cristina C. Santos.
Comecei com 10 anos, foi em curso que a prefeitura disponibilizou. Era meu sonho aprender, mas minha mãe não tinha paciência de ensinar, surgiu esse curso é ela me colocou, quem presidiu o curso foi a dona Socorro.

Escrito por: THALITA NASCIMENTO DE SOUZA, Licenciatura Plena em História, pela Universidade Estadual do Piauí.


Ilha Grande - PI, 03 de maio de 2020
Carta Ilhagrandense.

Dos Autores em quarentena.
 As trabalhadoras de Ilha Grande

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